Selecione o idioma:

HotelInvest na Mídia

"Venda de condo-hotel tem de ser transparente"

Claudio Schapochnik
22/10/2013

A forma de venda de apartamentos no sistema de condo-hotéis, modalidade que somente existe no Brasil, dominou parte da palestra do diretor da empresa de consultoria de investimento hoteleiro Hotel Invest, Diogo Canteras, durante o Encontro PanHotéis Inovação e Tendências 2013, na CNC, no Rio de Janeiro.

Canteras comentou que os investidores individuais, geralmente não conhecedores da realidade do mercado imobiliário e hoteleiro, têm de buscar informações no Manual de Melhores Práticas, elaborado pelo Secovi-SP (Sindicato da Construção). “A venda também tem de ser transparente. Caso contrário, se configura como um ato sério contra o consumidor”, disse o consultor.

Cenários:
Por meio do Placar da Hotelaria, estudo feito pela Hotel Invest, Fohb e Senac, cujo objetivo é monitorar a evolução dos mercados hoteleiros nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, Canteras passou a atual realidade nesses destinos.

“Belo Horizonte tem um cenário ruim, de excesso de lançamentos hoteleiros por causa do incentivo governamental. Lá também houve uma banalização da venda dos empreendimentos, que são condo-hotéis”, afirmou o executivo.

Para Canteras, cidades como São Paulo, Fortaleza e Rio de Janeiro ainda “têm cenários tranquilos”, ou seja, ainda há espaço para novos hotéis. “Quando falo Rio de Janeiro tranquilo, me refiro à zona sul, pois na Barra da Tijuca há uma grande oferta hoteleira”, ponderou ele.

Campinas, no interior paulista, pode ver despencar os bons índices hoteleiros. “O processo de aprovação para novos hotéis na cidade encontra uma grande lentidão na Prefeitura. Enquanto não surgem novos hotéis, o mercado segue ótimo. Caso a Prefeitura aprove, veremos os índices despencarem.”

O Encontro PanHotéis tem patrocínio da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Sesc e Senac, com apoio de Sleep Solutions, ABIH, FBHA, Fohb, Resorts Brasil, Abracohr e R1 Solutions, tendo a Pestana Hotels & Resorts como rede oficial.