Selecione o idioma:

Serviços

Fundo Hotel Maxinvest

O Fundo de Investimento Hotel Maxinvest foi desenvolvido para aproveitar um momento único da hotelaria de São Paulo e proporcionar aos investidores de Fundos Imobiliários um produto financeiro com uma perspectiva de rentabilidade ligada ao processo de forte recuperação das rendas e dos valores dos ativos hoteleiros da cidade. O Hotel Maxinvest surgiu ao mesmo tempo em que os Fundos Imobiliários cresciam em popularidade e aumentavam sua atratividade, sobretudo após os benefícios concedidos de isenção de IR à pessoa física.

O Hotel Maxinvest começou a fazer as primeiras aquisições em 2007, quando também se iniciou a oferta pública de suas cotas. Em dezembro o lançamento primário das cotas se encerrou após a captação de R$ 65 milhões.

A maior parte das aquisições para formação da carteira de ativos aconteceu até janeiro de 2009, chegando a um patrimônio total de aproximadamente 600 apartamentos espalhados em cerca de 50 hotéis. Foram selecionados os hotéis mais modernos, administrados pelas maiores redes hoteleiras do país, e localizados nas principais regiões da cidade de São Paulo. Os hotéis escolhidos são aqueles que, do ponto de vista dos gestores, possuem maior potencial de valorização e os que oferecem menor risco para o investidor.

Todos esses hotéis foram selecionados e avaliados a partir de critérios rigorosos, visando a maximização dos resultados do cotista do Fundo, o que garantiu ao investidor do Maxinvest uma das melhores rentabilidades do mercado durante estes 4 anos da sua existência.

No ano de 2010 o Hotel Maxinvest foi o segundo fundo imobiliário mais rentável do Brasil, de acordo com a consultoria Fundo Imobiliário – Consultoria de Investimentos Ltda. Já no primeiro semestre de 2011, foi o fundo imobiliário mais rentável do Brasil, alcançando ganho de 29,65%, conforme o jornal Valor Econômico.

Em janeiro 2011, o valor de mercado da carteira de ativos do Fundo foi estimado em R$ 150 milhões, representando uma valorização superior a 120% em um período de 4 anos.

A participação da HotelInvest foi determinante em todas as etapas do desenvolvimento do projeto, desde sua idealização até a gestão estratégica da carteira de ativos, oferecendo à Brazilian Finance & Real Estate (BFRE) o suporte necessário para implantar com sucesso este projeto de investimento inovador.

1. Idealização do Projeto de Investimento

Através do monitoramento contínuo que faz do mercado hoteleiro, a HotelInvest identificou a oportunidade e idealizou o projeto de investimento.

 

2. Funding
A HotelInvest mantém contato permanente com os principais agentes do mercado, e já tinha a Brazilian Mortgages (BM)* entre seus clientes. Como maior estruturador de fundos imobiliários do Brasil, a BM se tornou o parceiro ideal para este projeto.

3. Planejamento Estratégico
A HotelInvest fez o levantamento detalhado do mercado para, em seguida, analisar as oportunidades de investimento e suas perspectivas de rentabilidade. E, em conjunto com a Brazilian Capital*, estabeleceu diretrizes para as estratégias de investimento, além dos objetivos a serem alcançados e do plano de ações para implantação do projeto.

4. Implantação
A HotelInvest ficou responsável pela prospecção e análise econômica das oportunidades, tendo conduzido também as negociações para aquisição dos ativos.

5. Gestão Estratégica da Carteira de Ativos

A HotelInvest, em conjunto com a BTG Pactual*, gerencia a carteira de ativos representando o Fundo em cada hotel e “reciclando” a carteira de ativos ao alienar propriedades que já tenham apresentado bom lucro pela venda e adquirindo outras com maior potencial de valorização no futuro. Ao participar das reuniões gerenciais, a HotelInvest supervisiona e orienta os trabalhos das administradoras hoteleiras, visando a maximização dos resultados operacionais e do valor dos ativos no médio e longo prazo. Alinhada aos interesses do Fundo Hotel Maxinvest, a HotelInvest negocia os contratos da administradora do hotel, analisa e discute os orçamentos, acompanha mês a mês os resultados e estabelece planos de re-investimentos para manter os hotéis atualizados e competitivos.

 

* Os fundos administrados pela Brazilian Mortgages foram adquiridos pelo BTG Pactual, e fazem parte do portfólio de fundos do banco.