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Dúvidas Frequentes

Eu, proprietário, gostaria de transferir meus rendimentos para outra pessoa. Quem deverá ser o titular no cálculo do imposto de renda desse rendimento?

Pelo 1o Conselho de Contribuintes do Ministério da Fazenda entende-se: "Os rendimentos de aluguéis devem ser declarados pelo titular dos mesmos, ainda que comprovadamente, transferidos a terceiros." Na prática, isso significa, que a fonte pagadora dos rendimentos de aluguel, por ser pessoa jurídica, deverá reter e recolher o tributo em nome do cessionário. Os efeitos tributários posteriores à cessão serão de inteira responsabilidade do cessionário e passarão, necessariamente, pela consideração sobre a gratuidade, ou não, dessa operação.

Qual o procedimento para transferir os pagamentos de rendimentos para um investidor que comprou uma unidade de outro proprietário?

É necessário nos enviar uma cópia simples do contrato de compra e venda por fax ou carta, e preencher uma ficha cadastral que podemos enviar por e-mail ou fax. Apenas de posse de tal documentação é que podemos suspender o pagamento dos rendimentos para o proprietário antigo.

Qual o processo para se fazer alteração de conta bancária onde será depositado o meu rendimento ?

É necessário enviar uma carta datada e assinada com firma reconhecida informando: Número do CPF ou CNPJ do proprietário da unidade  Nome do empreendimento Número da unidade (apartamento) Novos dados bancários Solicitação para a alteração em nosso banco de dados

Erros comuns de envio dos dados são: Omissão de zeros "0" na frente do CPF e na frente de contas correntes (quando se aplicar) Não especificação de conta corrente e conta poupança Envio de número de CPF que não pertence ao titular da conta bancária Envio de número de agência com mais de quatro dígitos

IMPORTANTE Alterações sem mudança de propriedade só poderão ser feitas até o dia 05 para depósitos a serem realizados no mesmo mês (dia 15). Qualquer aviso de mudança de dado bancário após esta data só será realizada no mês seguinte. O endereço para envio de correspondência é : Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1912 cj 20J – São Paulo/SP Cep: 01452-000. Fax : (11) 3093-2743

Quem realiza os depósitos?

Por volta do dia 10 de cada mês, a HotelInvest envia ao hotel a ordem de pagamento com os cálculos dos rendimentos e o próprio hotel efetua a transferência bancária para os investidores sobre a razão social Hotelaria Accor Brasil LTDA.

Como é calculada a dedução do Imposto de renda sobre o meu rendimento ?

O valor da dedução do imposto de renda está divulgado no site na área de rendimentos de cada empreendimento. Caso possua mais que uma unidade, multiplicar a quantidade de unidades pelo valor do rendimento. O cálculo dessa dedução é feito da seguinte forma: O valor bruto do rendimento é multiplicado pela alíquota referente ao valor (ver tabela abaixo). Do resultado dessa multiplicação é deduzido o valor da coluna "parcela a deduzir" referente ao valor original. O valor que restar será a taxa a deduzir do IRRF. Clique aqui para ver a tabela progressiva mensal no site da Receita: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aliquotas/TabProgressiva.htm

Qual o dia da distribuição dos meus rendimentos?

O depósito do rendimento é feito todo o dia 15 do mês seguinte ao mês do rendimento. Por exemplo, os rendimentos referentes ao mês de Janeiro serão depositados em 15 de Fevereiro e assim sucessivamente. Ou no próximo dia útil.

É minha primeira vez no site, como faço para acessar?

Para acessar a área restrita pela primeira vez, é necessário colocar o número do CPF/CNPJ do proprietário da unidade sem ponto e sem barra (apenas os números) no ícone do usuário.

Em seguida, clique em “Esqueci minha senha” e automaticamente o sistema lhe redirecionará para uma tela na qual será solicitado novamente o seu CPF, logo depois será enviado uma mensagem automática ao seu e-mail cadastrado, contendo uma senha provisória. Caso não possua um e-mail cadastrado ou não receba a mensagem, entre em contato conosco no e-mail contato@hotelinvest.com.br ou pelo telefone 011-30932743.

Como fazer para requisitar a escritura do empreendimento?

A HotelInvest não possui cópias de escrituras ou qualquer documento referente à compra e venda do seu imóvel. Todo o contato referente à quitação de débitos ou requisição de documentação para regularizar o imóvel deve ser feito na incorporadora. Para escrituras dos hotéis "F1 Consolação", "F1 Jardins", "F1 São João" e "F1 e Ibis Morumbi" contatar a Inpar no telefone geral (11) 3046-3000. Para escrituras dos hotéis Ibis & Mercure Cosmopolitan Salvador Rio Vermelho e Ibis & Mercure São José dos Campos Colinas, contatar a empresa Agra através do telefone (11) 3527-0000. Para o hotel "Ibis Congonhas", deve-se contatar a Praia Grande Construtora no telefone (11) 2108-9999. Para o hotel "F1 e Ibis Rio de Janeiro Centro", deve-se contatar a Incortel no telefone (27) 3134-4407.

Em caso de falecimento do proprietário como posso receber os rendimentos?

O rendimento continuará sendo depositado na mesma conta bancária ou terá a distribuição suspensa caso seja de vontade da família. A HotelInvest não poderá fazer nenhuma alteração de conta bancária (em nome de filhos, esposa, etc.) sem que o espólio tenha sido definido. Caso haja a alteração da conta para depósito, é necessária a comunicação formal à HotelInvest através de ficha padrão e documentos adicionais. Para maiores detalhes, entrar em contato com o Departamento de Asset Management. 

Não identifico o depósito em minha conta bancária. Como posso obter um comprovante de depósito?

Os depósitos são feitos pelo hotel e aconselhamos que os valores sejam procurados também um dia antes e um dia depois da data de depósito sob o nome de depositário Hotelaria Accor Brasil. O hotel tem até o final de todo dia 15 (ou próximo dia útil) para realizar a transação bancária. Dependendo do setor de compensação de cada banco este valor pode aparecer na conta do investidor com alguns dias de atraso. Em casos excepcionais podemos enviar o comprovante de depósito eletrônico via e-mail ou fax.

IMPORTANTE: Casos de estornos de depósitos no início da operação são comuns devido à inexatidão de dados fornecidos pelo investidor, por isso aconselhamos que seja lido com atenção as recomendações da nossa ficha cadastral. Depósitos estornados devido a erro de envio de dados não serão acrescidos de juros na data do re-depósito.

Como posso me informar sobre a rentabilidade do meu empreendimento nesse mês?

Este valor varia de acordo com a taxa de ocupação e diária média do mês e estará disponível aos investidores no site, na área de rendimentos de cada empreendimento, à partir do dia 15 do mês subseqüente.

Qual é o desconto feito sobre o meu rendimento bruto ?

O imposto de renda retido na fonte para pessoas físicas com rendimento superior a R$ 1.499,15 (2010), R$ 1.566,61 (2011), R$ 1.637,11 (2012) e R$ 1.710,78 (2013) obedecendo à tabela de IRRF e, possivelmente, a taxa de Doc, variando o valor dependendo do banco no qual o investidor é correntista.

 

Como posso efetuar alterações em meu cadastro?

Alterações tais como endereço de correspondência ou residencial, telefones, endereço de e-mail e senha, podem ser realizadas na área exclusiva do investidor em nosso site, utilizando seu login e senha.

Mudanças de dados bancários, dados de beneficiário e alteração de propriedade são realizadas somente sob preenchimento da ficha de alteração cadastral e envio a HotelInvest até o segundo dia útil do mês corrente.